• Alex Hith

Letras de PVC expandido: solução para letreiros externos.

Atualizado: 29 de out. de 2021



Na hora de definir qual será o material utilizado para uma placa ou letreiro em uma fachada, muitos fatores devem ser levados em consideração. Em geral, entre as principais características estão a visibilidade das palavras, o impacto visual que se deseja causar e a durabilidade do material escolhido. No entanto, uma quarta característica tem chamado atenção dos responsáveis por esse tipo de trabalho: a sustentabilidade e a responsabilidade ecológica.

Partindo deste princípio, entre todos os materiais disponíveis chama atenção o PVC expandido, que além de contar com todas as vantagens da madeira, é 100% reciclável e não contribui para o desmatamento, tornando o material muito importante para o desenvolvimento sustentável.


O que é o PVC expandido?


O PVC é o plástico mais versátil de todos, devido à necessidade de sua resina ser formulada mediante a incorporação de aditivos. Dependendo de sua aplicação final, o PVC pode ter suas características alteradas dentro de um amplo espectro de propriedades.

Quando considerado como PVC expandido, este material está disponível em chapas em diversas cores. Tem um excelente acabamento superficial e proporciona um resultado excelente em praticamente todos os tipos de processos produtivos para comunicação visual, da serigrafia à aplicação de vinil adesivo, além de aplicações na indústria da construção civil e moveleira.





Quais são as vantagens das Letras de PVC expandido para os letreiros?


Visualmente, o PVC expandido se parece com a madeira e tem características semelhantes a este material. Para a construção de letreiros, pode ser trabalhado de diversas formas: aplainado, serrado, lixado, colado, pregado e parafusado. Dessa forma, é um material auto extinguível, ou seja, não propaga fogo e não é inflamável.

O PVC expandido é leve e de fácil manuseio, além de ser muito fácil de cortar, furar, fresar e perfurar. Suporta parafusos, pregos, rebites, moldagem e termoformagem, além de sua baixa absorção de umidade e excelente acabamento superficial.

Outra grande vantagem do PVC expandido é sua resistência à água e à umidade. Por isso, ele não necessita de pintura para manter uma cor aparente. Diferente da madeira, não ocorrem com o PVC expandido empenamentos, descascamentos ou rachaduras.

Por todos esses motivos, uma das principais vantagens para quem utiliza esse material em construções é a menor necessidade por manutenção – muito diferente dos letreiros construídos com madeira. Para a montagem, os perfis e placas expandidas devem ser soldados pelo processo de aquecimento por placas ou utilizando cordões de solda. Para colar, podem ser usadas as colas normais para PVC rígido.

Com o crescente aumento no custo da madeira atrelado ao aumento das preocupações ambientais devido aos desmatamentos das áreas florestais, a procura por alternativas tem sido cada vez maior para as indústrias de móveis e da construção civil. São diversos motivos que mostram que o PVC expandido pode ser uma excelente alternativa, com características ainda melhores que a madeira.


E então, o que você acha do PVC expandido?








Fonte: https://www.spletras.com.br/letras-de-pvc-expandido-solucao-para-letreiros-externos/







5 visualizações0 comentário
LOGO SOLUART CORTES COR.png